Bruna Santos de Souza

    Bruna Santos de Souza nasceu em Porto Alegre/RS, no dia 22 de julho de 1987, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), FAMECOS – Faculdade dos Meios de Comunicação, concluído em 2012. Fez o curso Iniciando Pequenos e Grandes Negócios, Administração e Negócios pelo Sebrae / IPGN/RS, em 2014.

    Apresentou como monografia de conclusão do curso de Jornalismo o tema: A crítica e a representação da cultura gaúcha nos HQs do Tapejara, o último guasca.

    Participou como bolsista de Iniciação Científica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC/ CNPQ, agosto de 2010 a julho de 2011, com temática focada no jornalismo impresso nas colônias de expressão portuguesa. Dedicou-se principalmente aos jornais de Goa (Estado português da Índia).

    A carreira no jornalismo começou antes, em 2009, quando nasceu o blog Dois Minutos Handebol, para a disciplina de jornalismo digital, desenvolvido em equipe.

    Cumpriu o estágio obrigatório do curso em telejornalismo, na extinta TV Foca, da FAMECOS – Faculdade dos Meios de Comunicação, de março de 2011 – julho de 2011.

    Passou por novo estágio na Assessoria de Comunicação, Ascom, PUC/RS, período em que cuidou do atendimento aos jornalistas que ligavam para a Universidade em busca de fontes, releases, clipping de notícias envolvendo a instituição. Ficou lá de julho de 2011 a dezembro de 2011.

    Atuou Linklar (empreendimentos imobiliários) cuidando da produção de conteúdo para o blog do site, monitoramento de redes sociais, mailing, atendimento SAC. Trabalhou como estagiária de fevereiro a agosto de 2012 e depois foi freelancer de agosto de 2012 até abril de 2013, período em que destaca série de reportagens produzidas na cobertura da Rio+20.

    Desenvolveu entrevistas com atletas cadastrados no site do Projeto Sou Esporte, como repórter freelancer da MJV Innovation, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2013.

    Segue como redatora voluntária do Informativo Clareando da Paróquia de Santa Clara, Porto Alegre, (RS), principal veículo de divulgação de informações da igreja para o público católico do bairro, mantido pelos freis e paroquianos. Atividade que mantém desde julho de 2013.

    A partir de junho de 2014 passou a repórter freelancer da Duopo Assessoria Empresarial para o site Mapa das Franquias que oferece aos leitores informações sobre o segmento de franquia brasileiro, escolha de marcas, suporte de produção e vendas, além de apoio de gestão do negócio. Segue em março de 2015 assinando conteúdo no site.

    Além das atividades freelancers e a atualização permanente do blog Dois Minutos, também apresenta o programete Nada Além de Dois Minutos, criado em parceria entre o Dois Minutos e a Rádio Estação Web.

    Tanto o blog quanto o programa destacam notícias do mundo do handebol e trazem a afirmativa: “Porque assim como você somos apaixonados pelo handebol!!!”

    Está envolvida na atividade quando encarou o primeiro desafio de cobrir o Campeonato Municipal de Handebol de Porto Alegre, em 2011. Em 2013 voltou a cobrir o evento, mas como repórter de rádio, experiência repetida em 2014.

    Pelo Dois Minutos realizou também a cobertura dos jogos Mundial de Handebol Feminino, em 2011 e em 2013, este último destaca que “com muita emoção, visto que o Brasil foi campeão”. Sem se esquecer da atuação feminina nos Jogos Olímpicos de Londres, que cobriu a distância em 2012. Também cobriu o Mundial Masculino 2013 e 2015.

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/in/brunasdesouzajornalista

    http://www.mapadasfranquias.com.br/

    https://handebolminuto.wordpress.com/