Britto Júnior

    Hilton Antônio Mendonça Britto Júnior nasceu em Caxias do Sul (RS), em 6 de maio de 1963.
    Filho do jornalista esportivo Hilton Britto, começou a carreira em 1979, aos 16 anos, na rádio Independência de Caxias (RS). Seu sonho era ser jogador de futebol. Por conta de uma hepatite, afastou-se da atividade. Foi então que, por sugestão do pai, passou a acompanhar os jogos como comentarista e repórter. Na televisão, começou em 1981, na RBS TV (RS), em Caxias do Sul, onde permaneceu quatro anos e foi repórter, editor e apresentador.
    Contratado pela Rede Globo em 1984, mudou-se para Bauru (SP) e colaborou com a implantação da regional Oeste Paulista da emissora. Em 1986 foi transferido para a TV Globo de São Paulo. Em 1997, trabalhou no SBT (SP), retornando à Globo (SP) já no ano seguinte. Britto diz que, nessa fase, teve a oportunidade de conviver e aprender muito com outros nomes conhecidos do jornalismo, como Carlos Nascimento, Carlos Dornelles, Caco Barcellos, Isabela Assumpção, Neide Duarte.
    Participou da cobertura de importantes acontecimentos históricos, como o fim da ditadura militar, a agonia de Tancredo Neves (1910-1985), a era Sarney, os planos econômicos contra a inflação, a eleição e o impeachment de Fernando Collor e a eleição de Lula.
    Fez parte da equipe do Domingão do Faustão, no cargo que denomina VJ de Notícias, além de ter sido repórter do SPTV. Cobriu importantes eventos internacionais como a Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul 2002. Logo em seguida, selecionado entre mil candidatos de todo o País, foi aluno da primeira oficina de narradores esportivos da Rede Globo.
    Em 2005, recebeu convite da Rede Record (SP) para apresentar a revista eletrônica matinal Hoje em Dia, ao lado de Ana Hickmann, Chris Flores e Edu Guedes. Em 2007, também apresentou um talk show na Record News, o Entrevista Imprevista, que não teve continuidade. Em 2007 e 2008, comandou, ainda paralelamente à revista matinal, o programa de perguntas e respostas O Jogador, na TV Record.
    Em 2009, deixou o Hoje em Dia e passou a apresentar, na mesma emissora, o reality show A Fazenda. Britto Júnior ainda mantém o blog Britto Jr. no Portal R7 e um site pessoal.
    É fanático torcedor do Sport Club Internacional.
    Atualizado em junho de 2012
    Fontes: