Baptista Chagas de Almeida

    Baptista José Patrus Chagas de Almeida nasceu em Belo Horizonte (MG), em 10 de julho de 1963. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e fez o curso de máster em Jornalismo no Instituto Internacional de Ciências Sociais (Iisc/SP), que possui parceria com a Universidade de Navarra (Espanha). Chegou a cursar alguns períodos de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg/MG), mas não concluiu o curso.
    O primeiro emprego no Jornalismo foi um estágio no jornal Estado de Minas, onde fez radioescuta e outras atividades por aproximadamente um ano, até a sua formatura. Já formado, em 1986, foi contratado como repórter da editoria de Cidades do próprio jornal, ocupando esse cargo nos quatro anos seguintes.
    Em 1990, foi transferido para a editoria de Política, onde atuou como repórter até se tornar, em 1997, editor-assistente. Foi um dos mais novos editorialistas da história do jornal.
    Desde 2002, é editor de Política no jornal. Dentre as coberturas que destacam a carreira do jornalista, pode-se citar a série de reportagens, realizadas em 2009, sobre os exorbitantes salários recebidos pelos políticos em Minas Gerais. A maioria deles estava acima dos vencimentos do governador na época, Aécio Neves, e do próprio presidente da República, então Luiz Inácio Lula da Silva. Em um domingo, os leitores ficaram sabendo que o deputado estadual Antônio Júlio, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, recebia mais do que o presidente dos Estados Unidos, George Bush.
    Entre 2010 e 2012, foi editor de Política do grupo Diários Associados, atuando fortemente na editoração do Correio Braziliense.
    Já participou como jurado em vários prêmios na área jornalística, dentre eles o Prêmio Esso e o Prêmio CNT de Jornalismo, ambos em 2011. Atualmente, também assina a coluna diária Em Dia com a Política, onde escreve sobre os principais fatos e decisões políticas em Minas e no Brasil.
    Atualizado em Janeiro/ 2012 ? Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista