Ary Moraes

    Ary Pimenta de Moraes Filho nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em maio de 1966. É formado em Desenho Industrial e Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

    Começou a carreira em 1989. Depois de ficar em segundo lugar num concurso de charges esportivas, começou a publicar charges e ilustrações no Jornal dos Sports. 
    Em 1991, apos um teste que durou três meses, ingressou em O Dia como ilustrador. Lá, participou de um treinamento em infografia e se tornou chefe do departamento criado para a reforma do jornal. 
    Logo depois, tornou-se o primeiro editor de infografia e ilustração do país.Pioneiro na produção de infográficos no Brasil e também no ensino e pesquisa nesse campo do design e do jornalismo visual, participou de diversos processos de reformulação gráfica e editorial dos jornais brasileiros, como consultor ou freelancer. 
    Foi o primeiro brasileiro premiado com o Malofiej. Também recebeu um prêmio no Salão de Humor de Piracicaba na categoria Charge.
    Deu aulas de jornalismo e design UNESA, PUC-Rio e UERJ. Passou pelas redações da TV Globo, Jornal da Tarde, Correio Brazilense, Estado de Minas e Extra.Atualmente, Ary dá aulas de Desenho na UFRJ e colaborador no jornal Lance! 
    Atualizado em janeiro de 2012 – Portal dos Jornalistas