Ariel Tonglet

Ariel Tonglet paulistano, nascido em 87 e formado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' entre 2004 – 2012.

Designer gráfico e infografista, atua no ramo desde 2008. Tem como foco a organização dos elementos e das informações em um projeto. Possui experiência em infografia, análise de dados, identidade visual, projetos online e offline, editorial e embalagens. Para isso, trabalha tanto com identidade visual, layout e diagramação quanto com bancos de dados, scripts e geoprocessamento.

Foi designer e produtor gráfico na Recriar Comunicação por quase três anos, entre junho de 2007 e fevereiro de 2010. Para a agência fez desenvolvimento e produção gráfica de embalagens (roto, flexo, silk, offset), catálogos, folders e impressos em geral. Criação de logotipos, sites e tratamento de imagens.

Acumulando por um período as atividades trabalhou para Deni Bloch Divulgação com a criação e diagramação de materiais impressos e apresentação de produtos para presskits, produção de modelos de email marketings, clippings e relatórios. Ficou lá desde setembro de 2009 a julho de 2010.

Entrou como Infografista online/impresso na Folha de S.Paulo para um novo período de cerca de três anos. Trabalhou de 2010 a 2013 na editoria de arte online da Folha de S.Paulo. Temporada em que conquistou três prêmios.

Na Folha cuidou de projetos especiais na Editoria de Arte Online, entre eles: mapas de apuração em tempo real das eleições 2010 e 2012, Campeonatos Paulista e Brasileiro, Fórmula 1, Radar da Violência com indicadores de violência da SSP-SP, Censo 2010. Análise e tratamento de bancos de dados. Produção dos infográficos da primeira transmissão ao vivo da tvFolha, durante a apuração dos votos das eleições 2010. Desenvolvimento de chassis e modelos para produtos recorrentes, como Quizzes, Antes/Depois e 360º etc.

Durante a trajetória conquistou vários prêmios, entre eles Prêmio Folha 2011 – categoria Serviço, da Folha de S.Paulo pelo aplicativo para cálculo de gastos com transporte na cidade. O App apresenta tanto o modo “fácil”, que consiste em apenas três perguntas, quanto o modo avançado, no qual o usuário pode atribuir valores específicos para campos como imposto, estacionamento, bandeirada etc. O trabalho foi feito com base na apuração do repórter Felipe Nóbrega e dos cálculos do matemático Samy Dana.

Voltou a conquistar o Prêmio Folha em 2012 – categoria Arte, quando participou nos seus primeiros videográficos com o folhacóptero, ao lado de Simon Ducroquet, Otávio Burin e Mario Kanno. O gráfico mostrou a apuração e tratamento dos dados históricos de eleições, bem como mapeamento dos pontos de votação e zonas eleitorais da cidade de São Paulo.

O mesmo trabalho lhe valeu o prêmio internacional Malofej 21, com o Bronze na categoria Gráficos Online, em março de 2013.

Desde janeiro de 2008 até o momento, portanto, mais de oito anos, é designer gráfico e infografista freelance.

Dedica-se a trabalhos na área de comunicação visual, bem como coordenação de trabalho com outros profissionais de imagem, som, formatação e criação de conteúdo, mídias sociais etc. Em conjunto com Gabriel Victal, desenvolve identidades visuais e projetos gráficos, materiais impressos e online para empresas como Casa do Saber, Associação Brasileira de ONGs, Fábricas de Cultura, Travel Week, Childhood Brasil, Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo e La Casserole.

Desde agosto de 2015 faz parte do time do Nexo Jornal, novidade que surgiu em novembro de 2015, e ele já fazia parte da primeira equipe. O jornal digital Nexo com sede na capital paulista, trouxe como meta oferecer, com cobertura diária e nacional, uma visão de Brasil cujos principais temas são política, economia, sociedade, tecnologia, ciência e saúde, esporte, cultura, meio ambiente, além de assuntos internacionais.

O jornal já nasceu digital e com o trabalho de Ariel, se o leitor não entendeu direito a notícia ou quer saber mais – sem problemas – ele desenha, faz decupagem e apresenta o fato e a evolução do assunto. O gráfico, ou infográfico, “vale mais do que mil palavras”, a mesma frase que até então se usava apenas para foto e imagens.

“Nossa aposta: você vai querer ficar com a gente”. É o que diz o pop up de abertura do Nexo Jornal.

 

 

Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.linkedin.com/in/arieltonglet

http://folha.com/ct915738

http://folha.com/no1152904

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *