Antônio Pétrin

    Nascido na capital de São Paulo em 1965, Antônio Pétrin formou-se em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP) em 1987, quando já exercia a profissão
     
    Em 1983 começou a trabalhar como produtor gráfico numa agência de Publicidade, o que o levou a começar o curso de Comunicação Social no ano seguinte. No primeiro da faculdade, foi convidado por Acaz Fellegger para conhecer a rádio Universitária, de Guarulhos (SP). Em uma semana, já estava apresentando os boletins de Fórmula 1 da emissora. Quando chegou o momento de optar pela habilitação na faculdade, trocou a Publicidade pelo Jornalismo.
     
    Passou pelas rádios Super Tupi AM (SP), em 1986, e Imprensa FM (SP), em 1987, até chegar à televisão, em 1988, contratado pela Rede Record (SP).
     
    Em 1989 seguiu para a TV Manchete (SP), pela qual cobriu a Copa do Mundo de Futebol Itália 1990. Foi o primeiro jornalista brasileiro a entrevistar a estrela do cinema pornô italiano Elena Anna Staller, a Cicciolina, eleita em 1987 para o parlamento italiano pelo Partido Radical. Teve rápidas passagens pela Record, em 1991, e Manchete, em 1992, onde cobriu os Jogos Olímpicos de Barcelona.
     
    Em 1993 foi para o SBT, tendo lá participado da cobertura das Copas de Futebol de 1994 e 1998 além dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Foi na emissora que viveu um dos momentos mais marcantes da carreira: entrou ao vivo no Programa Silvio Santos para anunciar a morte do piloto Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994. Deixou o SBT em 1999. 
     
    Contratado pela TV Bandeirantes em 2000, ficou poucos meses e logo se transferiu para o canal americano PSN, onde passou a comentar sobre diversos esportes para o público brasileiro. Ficou nos Estados Unidos quase dois anos.
     
    Com o fim do canal pago, voltou ao Brasil e à Bandeirantes em 2002, atuando como repórter esportivo nas transmissões ao vivo e como comentarista nos programas sobre o tema da emissora. Também atuou na rádio Bandeirantes de São Paulo, de junho de 2007 a junho de 2011. Quando a Bandeirantes deixou de apresentar diretamente os campeonatos brasileiro e regionais de futebol, passou a atuar na área de Jornalismo, como repórter e apresentador interino do Jornal da Noite, cobrindo as folgas do titular.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: