Antonio Luiz Costa

    Antonio Luiz M. C. Costa formou-se em engenharia de produçãoe filosofia, fez pós-graduação em economia, trabalhou como analista deinvestimentos e assessor econômico-financeiro antes de reencontrar sua vocaçãona escrita, no jornalismo e na ficção. Atua no jornalismo desde 1996.

    Não tinha experiência com jornalismo, apenas escrevia parajornais estudantis. Trabalhou numa empresa consultoria econômica que se tornouparceira da Carta Capital. Neste período, conforme explica, alguns dos seusartigos foram publicados pela revista. Os textos, sobre conjuntura econômicasetorial, nacional e internacional, caíram nas graças de Carlos Drummond e MinoCarta e ele abraçou de vez o jornalismo. Depois de uma breve passagem de um anopela IstoÉ ? foi para a Carta Capital, onde está desde 2001.

    Antonio Costa dedicou-se a militância política, participoudas marchas estudantis a partir da morte de Herzog e nos movimentos das DiretasJá e do Fora Collor. Filiou-se ao PT, esteve no governo Erundina como assessorda Secretaria da Educação/ prefeitura de São Paulo. Afastou-se do PT e damilitância no fim da gestão.

    É autor do romance Crônicas de Atlândida ? O Tabuleiro dosDeuses e da antologia Eclipse ao Pôr do Sol.

    Crônicas de Atlântida ? O tabuleiro dos deuses é o romancede estreia de Antonio Luiz M. C. Costa. No livro os deuses começam mais umapartida de um jogo milenar secreto no qual o mundo fantástico de Kishar é otabuleiro e os heróis humanos seus peões, que se rebelam e querem decidir seuspróprios destinos. Para o livro, Luiz criou um site que, entre outras façanhas deimaginação, traz para o internauta a possibilidade de navegar no tabuleiro dosreinados e nações deste universo ficcional. No mesmo endereço é possível pararo globo terrestre da imaginação e participar da discussão sobre o tema escolhido.

    Publicou a primeira antologia, o Eclipse ao pôr do sol eoutros contos fantásticos (2010). Nestes seis contos, viaja da AntiguidadeClássica ao Século XXI, com escalas no Portugal da Renascença, no Brasil doSegundo Reinado e nas míticas Asgard e Atlântida.

    É editor de internacional de CartaCapital, escreve sobreciência e ficção científica. É colaborador, com os meios ao seu alcance, para odesenvolvimento da ficção especulativa no Brasil.

    Mantém o blog Antonio Luiz de Crônicas do real e do imagináriono portal da Carta Capital.

     

     

     

    Atualizado em novembro/2012 ? Portal dos Jornalistas

     

    Fontes:

    http://va.mu/BDb

    http://www.cronicasdeatlantida.com/enciclopedia/index.php?title=P%C3%A1gina_principal

    http://www.cartacapital.com.br/blogdoantonioluiz/

    http://jornalismob.com/tag/antonio-luiz-m-c-costa/

    A história da orgulhosa libra esterlina –http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1182102-EI6607,00.html