Ângela Cavalcante

    Ângela Dalva Uchôa Cavalcante nasceu em 20 de outubro de 1965, em Campina Grande (PB). Estudou Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) e formou-se em 1995. Fez MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
     
    Em seu depoimento para o livro Quem é quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil, 2005), declarou: “Estudante do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno desde 1982, ao terminar o ensino médio, prestei vestibular para o curso de Música, da Universidade Estadual do Ceará. Depois de cursar três semestres, descobri que, embora apreciasse a música, desejava uma profissão mais dinâmica, que estivesse mais relacionada com os fatos do País”.
     
    Ingressou na TV Verdes Mares (do Sistema Verdes Mares, mesmo grupo do jornal Diário do Nordeste e afiliada da rede Globo no Ceará) como estagiária. Depois, assumiu como repórter de Economia no jornal O Povo durante três meses, em substituição a um colega.
     
    Em outra circunstância de substituição, ao cobrir a licença-maternidade de uma jornalista, acabou sendo contratada para a Assessoria de Comunicação Interna da empresa Vicunha Nordeste, na qual trabalhou por dez anos.
     
    Deixou a assessoria para um período de atualização profissional, quando fez um MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Marpe Consultoria, em São Paulo.
     
    Depois disso, passou a fazer assessoria de imprensa para a Associação de Ferroviários Aposentados da Rede Ferroviária Federal SA (Rffsa) no Ceará. Na mesma época, recebeu convite para trabalhar na equipe da Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
     
    A oportunidade de retornar às redações surgiu quando a editora Regina Carvalho a convidou para integrar a equipe da editoria de Negócios do Diário do Nordeste, na qual trabalha desde então. Paralelamente, continua na Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia da Fiec.
     
     
    Última atualização: 11/2011
    Fonte:
    Livro Jornalistas Brasileiros, Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil Comunicação, 2005).