Andrea Manograsso

    Andrea Manograsso Pavin nasceu em 17 de novembro de 1965, em Guararema (SP). Formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp/SP), em 1986. Fez pós-graduação em Divulgação Científica no Núcleo José Reis da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP), em 2006, e de História Oral, na mesma instituição, em 2007.
    Iniciou a carreira na revista Têxtil, publicação dirigida ao mercado de moda, em 1984, como estagiária. Ficou 11 anos na revista, muitos deles como editora. Cobriu feiras e eventos de moda no Brasil e no Exterior, em um período em que as ações de marketing apenas engatinhavam.
    Em 1993, transferiu-se para a Editora Eskalab, como parte da equipe que lançou a revista Newslab, voltada para os setores de análises clínicas, patologia e bancos de sangue, publicando informações científicas e técnicas sobre os novos produtos e equipamentos para as diversas áreas do diagnóstico. É editora da publicação e de sua versão online desde então.
    Paralelamente, escreve para as revistas da CCR Nova Dutra, a Giro das Estradas e a Amigo Chapa do Caminhoneiro, e para suas versões digitais. E também para a Revista de Explorador, da Editora Annapurna, lançada em setembro de 2011, dirigida às pessoas interessadas por meio-ambiente, ecoturismo, esportes de natureza e cultura de povos do Brasil e do mundo.
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes:
    Informações fornecidas pela jornalista.
    Arquivo da Jornalistas & Cia.