André Lahóz

André Lahóz Mendonça de Barros nasceu em 26 de junho de 1969, em São Paulo (SP). É economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990, e tem dois mestrados: um em Ciência Política pela própria USP, no ano 2000, e outro em História Econômica pela London School of Economics, de Londres (Inglaterra), em 2001.
 
Começou a carreira em dezembro de 1993 na Folha de S.Paulo (SP), onde trabalhou por três anos e exerceu diversas funções. Foi editorialista do final de 1993 a março de 1994, correspondente em Paris até setembro de 1994, redator de Internacional até março de 1995, editor de Economia por um ano e repórter especial até julho de 1996.
 
Em seguida, foi para a revista Exame, onde ocupou o cargo de editor de Economia. De agosto de 2000 a abril de 2005, foi editor-executivo da publicação, época em que se licenciou, por um ano, para fazer mestrado em Londres. Voltou para a revista em abril de 2005 como redator-chefe, cargo em que ficou até abril de 2012, quando assumiu as diretorias de Redação e Editorial da publicação.
 
Lançou, em maio de 2016, o aplicativo de notícias de Economia, Finanças e Negócios para dispositivos móveis Exame Hoje  cujas principais características são o conteúdo premium exclusivo (não é compartilhado no site ou na versão impressa), a atualização diária e o fato de ser pago desde a origem. Em outubro, com a retomada de títulos da Caras pela Editora Abril, passou a se responsabilizar também pelas revistas Você RH e Você SA.
 
Conquistou o Citi Journalistic Excellence Award 1999 e o Prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico 2001, este com José Roberto Caetano, pela reportagem Impostos que matam. Está entre os Top 50 dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
 
Escreveu um capítulo do livro A Era FHC (Cultura, 2002), organizado por Bolívar Lamounier e Rubens Figueiredo.
 
Gosta de tocar trompete e de fotografia.
 
 
Atualizado em 04/2012 – Portal dos Jornalistas
 
Fontes:
Arquivo – Jornalistas & Cia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *