André Junqueira

    André Junqueira é brasiliense, começou a trabalhar na Rede Gazeta em 1999 como produtor, repórter e editor para os telejornais da Rede Globo.

    Desde 2000 produz e faz a mediação dos debates eleitorais da TV Gazeta. Em sua experiência anterior, em Brasília, trabalhou em assessorias de imprensa, foi redator na rádio Transamérica FM, repórter político na rádio CBN, repórter na TV Bandeirantes e na TV Globo Brasília.

    Atuou também durante cinco anos na TV Globo como produtor e repórter dos telejornais locais e dos telejornais de Rede Nacional, emissora em que assumiu também a função de repórter político na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional para o Jornal da Globo.

    Como repórter André Junqueira produziu grande matérias. Uma das reportagens foi sobre a sujeira nos oceanos. Para desenvolvê-la mergulhou na história do Projeto Victory 8B e do afundamento controlado do navio grego de 4.400 toneladas no litoral de Guarapari, praia do Espírito Santo.

    O Victory 8B foi centro da atenção de vários programas de TV, porém, André, como bom mergulhador, foi o único repórter dedicado a acompanhar o projeto sistematicamente, desde seu início e durante os 3 anos de preparação, limpeza e desinfecção do cargueiro. André continuou registrando, ano após ano, as mudanças que ocorreram no local, originadas pela sucessão biológica ou pelas forças da natureza. A reportagem foi apresentada no Jornal Nacional em abril de 2011.

    Na Rede Gazeta, ES, André fez parte da inauguração em janeiro de 2014 da integração dos vários veículos em uma redação multimídia. A partir daí os jornais, o portal e a rádio CBN Vitória passaram a atuar interligados (os jornais A Gazeta, Notícia Agora e o Gazeta Online).

    A ação teve o objetivo de melhorar o fluxo e a comunicação internos para facilitar a chegada do conteúdo à audiência, em qualquer plataforma.

    A partir de 14 de janeiro do mesmo ano, a Rede Gazeta passou a contar com nova estrutura de comando do seu jornalismo. Foi criada a Diretoria Corporativa de Jornalismo, responsável pela política editorial, qualidade do conteúdo produzido pelo grupo e desenvolvimento de novos talentos na área de jornalismo.

    Na ocasião a diretoria corporativa de jornalismo passou a cargo de Abdo Chequer, que vinha como Diretor de Jornalismo da TV Gazeta; a Redação Multimídia, que abrange os jornais A Gazeta, Notícia Agora e o Gazeta Online, sob responsabilidade de André Hees, também no cargo de Editor-Chefe; o comando da CBN continuou a ser exercido por Fernanda Queiroz, que passou a se reportar à Diretoria Corporativa de Jornalismo. O comando da Redação da TV Gazeta, G1 e GE ficou com André Junqueira, que na oportunidade foi promovido a Editor-Chefe.

    A redação da TV Gazeta, em Vitória do Espírito Santo, pertence ao Grupo, é afiliada da Rede Globo, embora não esteja fisicamente integrada à Redação Multimídia. No início de 2014 a emissora já tinha um projeto para que a integração venha a acontecer num futuro próximo.

     

     

    Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://redeglobo.globo.com/tvgazetaes/

    http://www.meiopublicitario.com.br/?p=1058

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/navio-naufragado-vira-abrigo-para-criaturas-marinhas-no-espirito-santo.html