Ana Purchio

    Ana Purchio é formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP), em 1987.
     
    Fez estágio no jornal O Estado de S. Paulo (SP), em 1988, nas áreas de Revisão e Central de Produção. No ano seguinte, foi contratada para trabalhar na coordenação da rede de correspondentes do Interior de São Paulo, que na época pertencia à Agência Estado. Ali, participou da organização da cobertura das eleições de 1988, 1990, 1992 e 1994, também coordenando os correspondentes nacionais. Permaneceu no Mesão do Estadão até 25 de outubro de 2001.
     
    De 1993 a 1999, manteve uma coluna especializada em Televisão na editoria de Reportagens Especiais da Agência Estado. Para a mesma editoria, também produziu matérias de Saúde, Comportamento e Economia. De 1994 a 1996, fez a cobertura de licença maternidade da editora-redatora de Meteorologia, que também na época pertencia à Agência Estado.
     
    Ao longo de 1997, 1998 e 1999, produziu reportagens para a revista Consumidor Moderno (SP), especializada em Comércio e Consumo, e para a revista Saúde Para Todos, publicada pela Editora Nacional. No começo de 2002, trabalhou na empresa Lu Fernandes Escritório de Comunicação. Em seguida, prestou assessoria de Imprensa à organização da 17ª Bienal Internacional do Livro e do Cultura Inglesa Festival 2002.
     
    Retornou ao escritório Lu Fernandes para produzir boletins diários da campanha do presidenciável José Serra e participar da cobertura do 6º Seminário Internacional de Investimentos em Hotéis e Resorts. De outubro de 2002 a agosto de 2003, atuou como freelancer, quando então foi contratada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, onde permaneceu até janeiro de 2004.
     
    Em 2003 abriu a empresa APMB Serviços de Textos para assessorar a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), serviço que prestou até 2009. Por três anos fez jobs para o Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal (Sincobesp). Em 2008 assessorou a Confederação Brasileira de Esportes Radicais (Cber) e a Associação Brasileira das Indústrias do Esporte (Abriesp) e, como freelancer, fez matérias para a revista Agrimotor (SP), especializada em agronegócio. Participou, por três anos (2006, 2007 e 2008), como jurada do Prêmio Embrapa de Jornalismo.
     
    Divulga o trabalho do palestrante e escritor José Luiz Tejon, e presta assessoria ao Centro de Divulgação do Islã na América Latina e ao Grupo de Abate Halal. É, ainda, editora das revistas Construção e Metal (SP), Mecânica e Eletroeletrônica (SP) e edita textos de Variedades, Viagem, Autos e TI para o informativo Primeira Chamada (SP), distribuído nos voos da TAM.
     
     
    Atualizado em 9/2011 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: