Ana Cristina Santiago

    Ana Cristina Santiago nasceu em Salvador (BA). Estudou Comunicação Social/Jornalismona Universidade Federal da Bahia (Ufba), e se formou em 1995.

    Começou na carreira jornalísticaaos 19 anos, com um estágio na Secretaria de Comunicação da Prefeitura deSalvador. Mas foi no trabalho seguinte, outro estágio, no antigo BancoEconômico, que seu interesse pelo jornalismo econômico se aguçou.

    Pouco tempo depois da formatura, jáera repórter de Geral do jornal Tribuna da Bahia (BA). Lá cobria de tudo, atécasos de sequestro e estupro. Mas, logo surgiu uma vaga em Economia e ele se transferiupara essa editoria.

    Seu emprego seguinte foi noCorreio da Bahia (BA), onde passou pela reportagem geral antes de ir para aeconômica. Apesar da pouca experiência, cobriu casos importantes no Estado,como a privatização da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) ea venda do Econômico para o Banco Excel. Na época, o chefe de reportagem e opauteiro da editoria estavam saindo do jornal, e Ana Cristina foi convidadapara assumir a função. Aceita a oportunidade, Ana Cristina não demorou asobressair-se: a equipe que comandava ganhou vários prêmios na ocasião, entreeles o da Embrapa e o do Banco do Nordeste.

    Paralelamente, trabalhou para o sitejornalístico Panorama Brasil (SP) e para a Revista Negócios Agrícolas, dogoverno baiano. Desde abril de 2004 é correspondente, em Salvador, do jornalDiário do Comércio & Indústria ? DCI (SP).

    Atuou, enquanto isso, em váriasfunções no Correio da Bahia. Além de chefe de reportagem de Economia &Negócios, foi coordenadora do Primeiro Caderno (de abril a agosto de 2008),coordenadora do caderno Vida (de setembro de 2008 a janeiro de 2009) ecoordenadora do núcleo Mais (de janeiro a julho de 2009). A partir de julho de2009, voltou ao caderno de Economia como editora, assumindo também as editoriasde Política, Mundo e Brasil, cargos que ainda desempenha. Além do mais, écolunista do portal Correio* ? O que aBahia quer saber,pertencente ao jornal. Em sua coluna, disserta sobre assuntos relacionados àeconomia, finanças, direitos do consumidor, entre outros.

    Em seus momentos de lazer, ajornalista gosta de viajar. Pelo menos duas vezes por ano, ela faz boas viagenspara aliviar o stress do dia-a-dia.

    Atualizado por Portal dos Jornalistas em 09/2011.
    Fontes: Arquivo ? Jornalistas & Cia.
    Coluna de Ana Cristina Santiago no portal Correio*
    www.correio24horas.com.br/colunistas/listagem/autor/ana-santiago.
    Acessado em 16/09/2011.