Ana Cássia Maturano

    Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em problemas de aprendizagem e colunista de Educação do portal G1, onde escreve sobre Educação e a relação entre pais e filhos.
    Dicas e atividades para auxiliar o professor a lidar com situações da vida pessoal do aluno, que por consequência podem prejudicar seu desenvolvimento, estão no blog postado no site do portal G1. Voltado para situações do dia a dia das famílias, inclui nas abordagens temas de comportamento, por exemplo, sobre a tendência, discutível, das meninas usarem trajes do guarda-roupa de gente grande, outros mais difíceis, como morte na família discorrendo sobre todas as etapas do luto. Prepara testes publicados em revistas da área de Educação que propõem avaliações rápidas e iniciais, que podem ser indicativos ou não, da necessidade de buscar apoio profissional.
    Presta consultoria em projetos do Educar para Crescer e da revista com o mesmo nome (Editora Abril). Para a Abril. desenvolveu uma cartilha sobre orientação profissional voltada pra estudantes em fase de pré-vestibular. Nela, aborda os diversos distúrbios do desenvolvimento, dificuldades cognitivas sugerindo caminhos a serem percorridos na busca de soluções. Desde os recém-nascidos, passando por todas as idades, como nas fases do Enem e pré-vestibular.
    Em dezembro de 2011 estreou o blog Dicas para pais e filhos, onde também podem ser encontrados os textos publicados anteriormente na coluna do portal G1, com um elenco de assuntos sobre educação, vestibular, carreiras e a relação entre pais e filhos. No novo endereço, o blog abre espaço de interação com público para o recebimento de dúvidas e sugestões de temas.
    É coautora do livro Puericultura: Princípios e Práticas ? Atenção Integral À Saúde da Criança e do Adolescente (Atheneu, 2000), onde aborda aspectos relacionados a estimulação cultural da criança.<lt;/div>

    Atualizado em dezembro/2012 ? Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    As colunas já publicadas encontram-se em http://busca.globo.com/Busca/g1/?query=opini%C3%A3o+maturano