Alzira Rodrigues

    Alzira de Mello Rodrigues nasceu em 20 de julho de 1956, em Santo André (SP). Em 1977 concluiu o curso de Jornalismo no Instituto Metodista de São Paulo (Imesp), de São Bernardo do Campo (SP).

    Começou a carreira como repórter do semanário Gazeta de São Bernardo (SP), em maio de 1975. De fevereiro de 1976 a dezembro de 1978, foi repórter de Geral e da Área Sindical do Diário do Grande ABC (SP). Em 1979, trabalhou na área de divulgação da então TV Tupi (SP).

    De março de 1980 a agosto de 1983, foi repórter de Automobilismo na sucursal do ABC de O Estado de S.Paulo (SP). Atuou, de setembro de 1983 a novembro de 1990, como repórter de Automobilismo na sucursal paulista de O Globo (RJ). Em 1991, esteve na assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Depois deste período, até 1997, foi repórter de Automobilismo do Jornal da Tarde (SP).

    De março de 1998 a novembro de 2000, foi editora da revista Distribuição, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad). No período, até julho de 2001, também colaborou com a Companhia de Notícias (CDN), na área de Análises Estratégicas. No mesmo ano, até setembro de 2003, trabalhou como editora da revista da Associação Brasileira dos Concessionários Chevrolet (Abrac). Seguiu para o Diário do Comércio (SP) como repórter do caderno de Veículos Dcarro. Ainda em 2008, foi também colaboradora do Jornalistas&Cia – Imprensa Automotiva, onde respondia pela coluna Bravos Desbravadores, em que contava a história de personalidades do universo automotivo.

    Deixou o Diário do Comércio em julho de 2009, quando transferiu-se para a AutoData (SP). Em 2011 tornou-se editora-chefe da revista.

    Foi eleita em 7º lugar entre os +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2015. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress. Sobre a conquista, deu um depoimento ao editor do J&Cia, Fernando Soares: “Um dos maiores atrativos de exercer a profissão de jornalista é sempre aprender. É um aprendizado que passa pelo próprio contato com entrevistados, mas que vem, principalmente, da convivência com os profissionais que nos cercam. No começo, e lá se vão mais de 30 anos, aprendi com quem já estava na estrada – caso do Fernando Calmon, o mais admirado dos admirados, para citar um de muitos que convivi naquela época e convivo ainda hoje, alguns dos quais integram com mérito o ranking dos 20. Hoje aprendo com os mais jovens, na redação da AutoData e nas coberturas de eventos do setor. Feliz com a profissão que escolhi, com a especialização em economia da área automotiva e com o privilégio de conviver com tantos profissionais competentes, aos quais agradeço estar no ranking dos 20+Admirados, um importante reconhecimento profissional”.

    Deixou a AutoData em janeiro de 2017.

    Foi casada com o jornalista Róbson Moreira.

     

    Atualizado em fevereiro de 2017

     

    Fontes: