Álvaro Pereira Júnior

    Álvaro Pereira Júnior é graduado em Química e Jornalismo pela USP, com especialização em Jornalismo Científico pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts/ em Cambridge, nos Estados Unidos.

    Assinou por quase 20 anos, desde metade dos anos 90, a coluna Escuta Aqui, que fez parte do caderno semanal Folhateen, da Folha de S.Paulo. A coluna encerrada em novembro de 2011, quando o caderno foi extinto, era considerada uma das colunas mais polêmicas do universo cultural em mídia impressa.

    Foi um dos apresentadores do programa Garagem que foi extinto tanto na rádio Brasil 2000 e quanto no UOL. O programa de rádio que foi ao ar pela primeira vez em 1992, pela rádio Gazeta FM de São Paulo. Saiu da Gazeta e voltou anos depois, em 1999, pela Brasil 2000 FM (107,3MHz), também de São Paulo. O programa deixou a Brasil 2000 no ano de 2002, e mais uma vez voltou, numa passagem que durou até 2005. Depois, arriscou num novo formato, em vídeo, pela TV UOL, que não durou muito. A volta ao rádio veio em 2009, via internet, pelo Showlivre/UOL, que persiste até hoje, em programas gravados esporadicamente.

    Também trabalhou como repórter da editoria de ciência da Folha de S.Paulo e foi editor-chefe do Notícias Populares entre 1992 e 1995.

    Álvaro Pereira Júnior escreve quinzenalmente na contracapa da Ilustrada, sobre música, literatura e cinema, com uma abordagem mais pop dos fatos culturais, sem abrir mão de rigor e de profundidade e escreve para a revista Serafina, do jornal.

    Também trabalhou como repórter da editoria de ciência da Folha de S.Paulo e foi editor-chefe do Notícias Populares entre 1992 e 1995. Assinou a coluna de música chamada “Escuta Aqui” no Folhateen da segunda metade dos anos 90 até meados de 2011, quando o caderno foi extinto.

    Jornalista, é chefe de redação do programa Fantástico, da TV Globo, além de repórter especial. Esta na TV Globo desde 1995. 

    No programa em novembro de 2013, Álvaro foi o repórter de um dos momentos mais esperado pelos telespectadores do Fantástico daquele domingo: a entrevista exclusiva com Lady Gaga. Foi um bate-papo com o jornalista quando a cantora estava no Rio para participar de um show.

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/programas-jornalisticos/fantastico/ficha-tecnica.htm

    http://www1.folha.uol.com.br/co…1/1399500-papel–internet.shtml

    http://acervogaragem.wordpress.com/category/fase-brasil-2000/2000/

    http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2012/11/04/me-sinto-abencoada-diz-lady-gaga-em-tensa-entrevista-ao-fantastico/