Aliene Coutinho

    Aliene Coutinho é natural de João Pessoa (PB) e reside em Brasília (DF) desde 1985. Formada pela Universidade de Brasília (UnB/DF), completou 25 anos de experiência em telejornais em 2011. Começou a carreira na TV Brasília, onde foi repórter durante três anos.
     
    Construiu grande parte da sua carreira na TV Globo. Exerceu na emissora as funções de produtora dos jornais Hoje, Jornal Nacional e Bom Dia Brasil. Já no Fantástico, foi editora da crônica Os Bastidores da Notícia, do jornalista Alexandre Garcia. Apresentou a Agenda Cultural, do jornal local brasiliense DFTV.
     
    Foi professora de Telejornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), durante cinco anos, além de ter sido colunista da sessão Literário, no site Comunique-se. O seu primeiro livro, A, B, C… TV – Dicas de como ser repórter (Comunicar, 2011), é uma espécie de cartilha com gravuras e textos no estilo televisivo. O prefácio é da escritora Vera Íris Paternostro.
     
    Atua na TV Globo, Brasília, onde é editora especial e comentarista da primeira edição do DFTV e coordenadora do projeto Parceiros do DF. Completou, em 2013, 23 anos de atuação na emissora.
     
    Além disso, desenvolve e produz roteiros de vídeos institucionais, ministra cursos, oficinas e palestras de Telejornalismo em faculdades e instituições como o Sindicato dos Jornalistas, Tribunal Superior do Trabalho, Detran, Embrapa e Sebrae, em parceria com a produtora Vídeo Release.
     
    Publica os seus textos, contos, crônicas e poesias nas redes sociais, como o Twitter e Facebook.
     
     
     
     
    Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista