Alexandre Figueiredo

    Alexandre Figueiredo Pereira nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 21 de março de 1971, mora em Niterói, Rio de Janeiro, onde foi criado entre os anos 70 e 80. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Facom/UFBA, em Salvador, desde 1999. Morou em Salvador, Bahia de 1990 a 2008. Formado também em capacitação de rádio na Fundação Visconde de Cayru, em Salvador (BA).

    Começou a trajetória no jornalismo em 1995 como redator e produtor de programas informativos da Rádio Educadora FM e da Rádio Educadora OC da Bahia,do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, IRDEB.

    De acordo com Alexandre, ele foi reprovado (injustamente) pelo concurso do IPHAN em 2005, o que virou motivação para a criação do site Ensaios Patrimoniais.

    Jornalista e blogueiro foi responsável pela coluna Pelos Porões do Rock do portal da Rocknet. Também foi responsável por várias páginas na Internet, como Preserve o Rádio AM e Tributo Flu FM. Fez colaborações para o jornal A Tarde, Jornal Local (Salvador) Observatório da Imprensa, e está à frente dos blogues O Kylocyclo, Mingau de Aço, Classical Buses, além do Ensaios Patrimoniais.

    Sua especialidade envolve textos sobre Cultura Popular, Cultura Rock (principalmente alternativos), Comportamento, Política, Transportes e Rádio como principais temas informativos.

    Os textos lançados na coluna Pelos Porões do Rock, do portal Rocknet, além de outros publicados em outros blogues e veículos da mídia alternativa foram reunidos no livro Pelas entranhas da cultura rock.

    A obra reúne inclui históricos de vários artistas de rock e da música de vanguarda e textos sobre política, inúmeros textos sobre bandas alternativas, clássicos do rock e também teoria musical e política.

    O primeiro livro de Alexandre está disponível no portal do Clube dos Autores e também nas livrarias parceiras online, a exemplo de a Saraiva e  Amazon, desde novembro de 2014. Leia um trecho do livro.  

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://linhacaatomica.blogspot.com.br

    https://www.blogger.com/profile/11650558049073406235

    https://clubedeautores.com.br/book/176217–PELAS_ENTRANHAS_DA_CULTURA_ROCK#.VJ6XxsAOA