Alexandre Cunha dos Santos

    Alexandre Cunha dos Santos,  Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, formação concluída em 1996. Faz Master of Business Administration (MBA), de Gestão Empresarial, pela Fundação Getulio Vargas / FGV/SP com conclusão prevista para 2013.

    Começou como arquivista Globosat , no Rio de Janeiro, em outubro de 1991. Ficou lá até janeiro de 1993 preparando o cadastramento de fitas e separação de programas para exibição. Transferiu-se depois para o cargo de operador de VT Globosat  de fevereiro de 1993 a maio de 1993. Nos quatro meses foi responsável pela gravação de sinais via satélite, copiagem de fitas nos formatos Betacam, U-Matic, VT uma polegada, Super VHS.

    Após essa experiência, passou para o Canal GNT como assistente, cuidando da edição de texto e imagem, revisão de tradução de legendas e implementação da grade diária de programação. Ficou como assistente de programação do GNT Globosat de junho de 1993 – março de 1996.

    É gerente de programação e aquisição de conteúdo do Canal Brasil Globosat  desde abril de 1998, no Rio de Janeiro, onde desenvolvimento de novos modelos de estratégias para TV, VOD, Internet e Novas Mídias, negociação e compra de conteúdos, criação da grade de programação: escolha de títulos, datas e horários de exibição; além de edição de texto dos destaques mensais da programação, logística e tráfego de material.

    Mantém o blog Tipo Escrito destinado exclusivamente à publicação de contos, que foi criado em 2001.

    Em 2004, foi premiado no 1º Concurso Contos do Rio, organizado pelo Jornal O Globo e pela Academia Brasileira de Letras. No mesmo ano, publicou seu 1º trabalho o Pracinha Xavier, parte integrante do livro Contos do Rio, lançado em 2005 pela Editora Bom Texto.

    Domina com fluência os idiomas Inglês, Espanhol e Francês.

     

    Atualizado em abril/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/in/alexandrecunhadossantos

    http://canalbrasil.globo.com/

    Fotos Alisson Prodlik