Alex Francisco

    AlexFrancisco concluiu o curso de Comunicação Social ? Jornalismo naUniversidade de Guarulhos (UNG), em 2009. Completou ainda a formação, em 2011,no curso Oficina de Roteiro para TV pela Academia Internacional de Cinema e Roteirode Ficção em Cinema pelo Centro Universitário Belas Artes (2011).

    Começou a carreira aindaestudante como repórter da iTV, de Guarulhos, em 2006.

    Na sequência passou pela TVUnG ? NET, onde de 2006 a 2008 foi produtor, repórter, roteirista eapresentador dos programas Espaço eComunidade, UnG Ciência, TV Deixe Viver, Escolas em Ação e Café.com.

    Autor das peças de teatro Os Deuses do Olimpo, Fashion e A Visita e do livro-reportagem Castelo? Páginas de uma Vida. É também roteirista da animação Desert e do curta-metragem ÀFlor da Pele e de outros projetos para o cinema e a TV. É também professorde cursos de extensão sobre assessoria de imprensa, prática jornalística eprodução de roteiros para o cinema e a TV.

    Foi repórter das seçõesculturais da Revista Weekend (semanal) e da Revista Guarulhos (mensal), da CarletoEditorial, de 2009 a 2010.

    Nos cadernos Cultura,Domingo e Diversão do jornal Diário de Guarulhos e da revista CircuitoGuarulhos, do Grupo DG Olho Vivo foi repórter de 2010 a 2011.

    Entre 2011 e 2012desenvolveu outras atividades paralelamente. EntrevistouMarcílio Moraes, Walcyr Carrasco, Lauro César Muniz, João Emanuel Carneiro,Miguel Falabella, Íris Abravanel, Elizabeth Jhin, entre outros para o cadernode cultura do jornal Agora São Paulo (2012).

    Foi Professor de Comunicaçãono projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati ? UnG) (2008) e, mais nafrente, professor dos cursos de extensão com o tema Livro-reportagem: história e origem e na Oficina de Roteiro paraCinema/TV, ambos pela Universidade Guarulhos, em 2011 e 2012.

    Autor do artigo Cultura Negra em Embu, publicado naRevista Cenária Embu (2006), autor do artigo científico Merchandising Social e a Telenovela Brasileira apresentado no ISimpósio de Comunicação Social da UnG (2007), do livro-reportagem Castelo ? Páginas de uma Vida, sobre ojornalista e ex-presidente da Academia Guarulhense de Letras (AGL), CasteloHanssen (2009) e do prefácio Vencer ouVencer do livro-reportagem EduGaspar: Coração Corintiano, lançado em 2010.

    Na trajetória profissional Alexacumulou experiência como redator da agência experimental Elo Comunicação(2006), repórter e fotógrafo do blog Jornal Cinco Minutos UnG (2007), repórter,editor de texto e fotógrafo do jornal laboratório Contraponto (2009).

    Na área de imagem apresentoutrabalhos como fotógrafo do ensaio Economiae como roteirista dos documentários Espaçoe Comunidade – Economia e Trabalho em Santo Antônio do Pinhal (2006) e Espaço e Comunidade – Grandes Museus de SãoPaulo, participante do Ibda?a Media Student Awards, organizado pela ZiadGalardi Group de Dubai, nos Emirados Árabes (2008).

    Foi o vencedor do concursologotipo e identidade visual para agência acadêmica de comunicação da UnG, como projeto Ponto.com (2009)

    Entrou para o Grupo Folha deS.Paulo em 2012, como repórter da editoria de cultura do jornal Agora SãoPaulo. Escreve para as revistas ShowTV!e Da Hora e para o caderno Show!.

     

    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: