Alan Severiano

    Alan Silva Severiano nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, no dia 25 de junho de 1976.

    Formado em 1997 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ainda na faculdade, trabalhou como repórter durante um ano e oito meses da TV Universitária, emissora de Natal vinculada à Rede Educativa. 

    Depois do curso, mudou-se para São Paulo e foi chamado pela TV Cultura para cobrir férias na videorreportagem por um mês. Após esse período, recebeu proposta da EPTV, afiliada da TV Globo em Ribeirão Preto, também para cobrir férias – só que na reportagem – durante três semanas.

    Depois foi chamado novamente pela TV Cultura para trabalhar no jornal 60 Minutos e, eventualmente, fazer matérias para o Jornal da Cultura, onde permaneceu por três anos.

    Em 2001 foi convidado para integrar a equipe de reportagem da Globo. Começou no SPTV, onde realizou reportagens pela madrugada durante cerca de dois meses. Passou ainda um ano na Globonews, na área política e econômica. De 2004 a 2013 foi repórter dos telejornais da Globo como o Bom Dia Brasil.

    A partir de janeiro de 2013 a TV Globo passou a fazer rodízio de correspondentes no exterior. Até o início do segundo semestre do mesmo ano promoveu mudanças entre os correspondentes internacionais da TV Globo. Em março, Alan Severiano deixou a reportagem em São Paulo a caminho dos Estados Unidos, em troca de lugar com Rodrigo Bocardi.

    Desde abril de 2013, é correspondente internacional da Globo em Nova York, fazendo reportagens para todos os telejornais da emissora e matérias especiais para o Fantástico.

    Em maio de 2015 Alan falava ao vivo durante o Jornal Hoje, quando foi interrompido por um policial, que solicitava a equipe para sair imediatamente da região. Severiano atendeu o pedido do policial, saiu do local e, mesmo no ao vivo, continuou com as informações sobre o ocorrido.

    Alan se saiu muito bem ao noticiar a presença do segurança e seguir com apresentando as informações. “Aqui, do nosso lado, tem um policial que está pedindo para se retirar nesse momento, que estamos ao lado da rodovia”, explicou Severiano.”

    Ele falava diretamente da linha do trem de passageiros da Amtrak – empresa federal norte-americana de transporte ferroviário – que descarrilou no norte da Filadélfia com mais de 200 passageiros a bordo, matando pelo menos seis pessoas e deixando outras feridas, muitas em estado grave, de acordo com as autoridades. O trem é uma linha importante nos Estados Unidos e neste acidente ligava Nova York à Washington.

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/tv-globo-faz-rodizio-correspondentes-no-exterior

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Severiano

    https://twitter.com/alanseveriano