Aguirre Talento

    Aguirre Bonfim Peixoto Talento nasceu em Salvador (BA), no dia 11 de setembro de 1988. Filho do jornalista Biaggio Talento, formou-se em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFB/BA).
     
    Durante a faculdade, escreveu para um site sobre rock, passou um tempo na assessoria de imprensa de um colégio e depois estagiou no jornal A Tarde (BA). O estágio transformou-se em seu primeiro emprego, após a conclusão do curso. Passou por diversas editorias, desenvolveu interesses variados, mas sempre teve predileção pela cobertura política.
     
    Foi desligado do jornal em 2011, por suposta pressão de empresários do setor imobiliário, após a publicação da matéria PF detecta crimes ambientais em Salvador – Obra de Mussurunga está embargada pelo Ibama, que tratava das investigações conduzidas pela polícia e pelo Ministério Público contra uma empresa local. Em dezembro de 2015, em segunda instância, a queixa-crime foi considerada improcedente e o jornalista foi absolvido da acusação de difamação.
     
    Em abril de 2011, fez parte da 51ª turma do Programa de Treinamento da Folha de S.Paulo, dentro do projeto Novos em Folha. Em outubro daquele ano, passou a ser correspondente da Folha em Belém (PA) e, em abril de 2013, foi para a Agência Folha de Fortaleza (CE). Foi Destaque Regional/Sudeste do Prêmio CNI 2013, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, com a reportagem Às margens da usina de Tucuruí, 12 mil famílias vivem sem energia, publicada na Folha de S.Paulo.
     
    No mesmo ano, venceu o Prêmio Folha do 3º Bimestre de 2013, com a matéria Caixa alterou Bolsa Família na véspera de boato sobre programa, em coautoria com Daniel Carvalho.
     
    Em novembro de 2013, foi para a sucursal de Brasília da Folha cobrir a licença do repórter Rubens Valente. Em setembro do ano seguinte, acabou efetivado e pode continuar na cobertura de Política em Brasília.
     
    Deixou o jornal em agosto de 2016, migrando para a equipe de Débora Bergamasco na revista IstoÉ, onde atua como repórter investigativo, acompanhando, entre outros temas, o processo da Lava Jato e as ações do Ministério Público.
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes: