Adriana Gomes

    Adriana Gomes nasceu e mora em São Paulo, capital. É Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos – Unimarco, dissertação com o tema “O Significado da Mudança de Carreira para a Transformação da Identidade Pessoal, entre 2004/2006. É pós-graduada em Psicologia Clínica, com especialização em Orientação Vocacional pelo Instituto Pieron. Na Universidade Paulista, UNIP, estudou em dois momentos – 1983/1988 e também em 1989/1991, em graduação e mestrado sobre Identidade e Trabalho.

    Iniciou a carreira atuando como psicóloga clínica e educacional em 1988, em janeiro de 2002 passou a consultora de carreira, atividade que mantém por mais de 13 anos.

    Desde 1988 é membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, reconhecida pela International Coach Community – ICC. Acumulou atuação como consultora de carreira, psicóloga e treinamento profissional (do inglês, Consultant, Psychologist, Coach) certificada pelo ICC, a partir de junho de 2002.

    Na trajetória na área de RH ingressou no Grupo Catho em 1992 como consultora Headhunter. Deixou o grupo em 2002 como Vice-presidente. Nesse período, participou ativamente do processo de certificação ISO9002, como responsável pela área de treinamento da divisão de recolocação de executivos.

    Atendeu mais de mil profissionais em processo de recolocação/outplacement. Realizou prospecção, abertura e desenvolvimento de clientes para as divisões Case Consultores – Recrutamento e Seleção de Executivos e para a Catho – Recolocação, para empresas como: H.B.Fuller, Gillette, Novartis, Novonordisk, Wickbold, Computer Associates, Sodexho e Basf.

    Participou do time responsável pela formatação de franquias do grupo e responsável pela criação, desenvolvimento e estruturação do programa de treinamento para novos franquiados. Na época foi a profissional destacada para atendimento da imprensa, representando a empresa, em assuntos relacionados a carreira, mercado de trabalho e vida executiva.

    Em abril de 2003 passou a professora do curso pós-graduação na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing na cadeira de Fator Humano, disciplina que leciona há quase 12 anos. Na mesma entidade de ensino tornou-se coordenadora do núcleo de estudos e negócios em desenvolvimento de pessoas em setembro de 2011, em São Paulo. Realiza orientação sobre o tema para os alunos dos cursos de MBA e Master em Marketing, na pós-graduação da ESPM.

    A experiência como colunista começou nos anos de 1999, quando passou a assinar a coluna Orientador Virtual, da newsletter Carreira e Sucesso, a convite do Editor, Joaquim Maria Botelho, na época. Até 2001, quando deixou a newsletter, recebeu cerca de 5 mil e.mails de leitores do Brasil e do exterior com dúvidas sobre carreira. 

    A partir dessa experiência gratificante no jornal, surgiu em Adriana o interesse maior em dedicar “minha carreira a auxiliar e orientar, de maneira mais pessoal e direta, os profissionais que se encontrassem em situações de dúvidas, angústia, frustração e incertezas frente a vida profissional” disse em seu site VidaeCarreira.

    Assumiu como colunista da Folha de S.Paulo em setembro de 2012, onde escreve sobre carreiras e desde maio de 2014 também é colunista e comentarista sobre o tema no Grupo Bandeirantes de Comunicação.

    Além desses veículos, outras matérias com a participação da Adriana Gomes sobre profissão, mercado de trabalho e vida executiva podem ser lidas no site VidaeCarreira.

    Publicou em junho de 2008 pela editora LCTE o livro Mudança de Carreira e Transformação da Identidade. Lançou o Livro Tô Perdido! em outubro de 2014 que apresenta um importante subsídio para que as lideranças de RH possam ter mais referências e mais alternativas de bons caminhos quando lidam com orientação das carreiras de seus colaboradores nas empresas. Trata de casos de pessoas que perderam o emprego e precisam redirecionar suas vidas profissionais. O livro traz ainda dicas sobre como elaborar um currículo que chame atenção, de como tirar proveito das redes sociais, além de dedicar um capítulo especial ao planejamento financeiro.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/in/adrianagomes/pt

    http://www.vidaecarreira.com.br/historico/