Adail Inglês

    Adail Inglês nasceu no dia 25 de maio de 1948, em Passo do Pupo, Distrito de Itaiacoca, no município de Ponta Grossa (PR).
    Nos tempos de escola, foi redator do jornal A Clareira, no Seminário Diocesano São José. No Colégio Comercial Estadual de Ponta Grossa, lançou o jornal mimeografado O Independente (PR), de circulação mensal. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fafi/Uepg/PR), foi presidente do Diretório Acadêmico Dr. Joaquim de Paula Xavier, editando o jornal O Filósofo (PR).
    A sua carreira como jornalista profissional começou em 1966, no jornal Diário dos Campos (PR), em Ponta Grossa, onde escrevia artigos de crítica ao regime militar. Com o fortalecimento da ditadura, foi proibido de continuar escrevendo e resolveu trabalhar como bancário. Posteriormente, retomou a carreira no Jornal da Manhã (PR), onde ocupou, por duas vezes, o posto de diretor de Redação. 
     
    Após ser vereador entre 1973 e 1977, tentou a reeleição, sem sucesso. Em 15 de março de 1987, lançou o seu próprio jornal, o Diário da Manhã (PR). Mais tarde, foi candidato a prefeito, em 1992, e deputado estadual, em 1994. Sem conseguir se eleger em ambas as disputas, retornou de vez ao Jornalismo.
     
    Encerrou a circulação do Diário da Manhã em 15 de novembro de 2008. Mantém, desde março de 2009, um site que leva o seu nome, onde edita um blog. Além disso, apresenta na Rede TVM, televisão local de Ponta Grossa, o programa diário TVM Revista e o semanal Verdade em Pauta.
     
     
     
    Atualizado em junho de 2012
    Fonte: