6.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, março 29, 2024

Buy now

A importância de colaborar

* Por Nair Keiko Suzuki

 

Durante minha passagem pela Folha de S.Paulo, entre 1975 e 1983, fui chefe de Reportagem de Economia de uma equipe que tinha no comando Pedro Cafardo, que havia assumido o cargo no lugar do Alexandre Gambirasio, e como subeditor, Rubens Barbosa de Mattos. Na ausência do Pedro, era o Rubens quem assumia a edição da área.

Um dia, Pedro estava em férias e Rubens ficou gripadíssimo, sem condições de trabalhar. Comuniquei isso ao secretário de Redação Emir Nogueira. Muito constrangido, ele me perguntou: “Olha, Nair, sei que você está aqui desde cedo, mas você pode editar Economia hoje? Daremos um espaço menor para não a sobrecarregar mais”. “Sim”, respondi e comecei a me preparar para a edição.

Quando Claudio Abramo, diretor de Redação, chegou, Emir contou a ele que eu editaria Economia naquele dia. Claudio não falou comigo e foi pedir ajuda ao editor da Internacional, Pedro Del Picchia, que cedeu seu sub, Flávio Nascimento. Repórteres e redatores da Economia não gostaram muito da interferência, mas pedi para que todos colaborassem com o Flávio e fui para casa.

Meses depois, Claudio Abramo pediu ao Pedro Cafardo para que preparasse, para o editorial do jornal, uma cronologia de um caso de denúncia ambiental levantada pelo correspondente da Folha em Paris, J.B. Natali. O assunto vinha sendo publicado havia algumas semanas, com ampla repercussão. Eu tinha terminado meu trabalho, já ia embora, mas sem mão de obra disponível naquele momento Pedro me pediu para atender ao pedido do Cláudio.

Fui ao arquivo, levantei o material e montei a cronologia antes de sair. No dia seguinte, Pedro me contou que o Cláudio perguntara quem havia feito o trabalho. Achou-o muito bom e decidiu publicá-lo da forma que eu havia preparado, incluindo apenas um texto curto de abertura do editorial.

A partir daí, Claudio Abramo passou a me cumprimentar e a me incluir nas conversas com os colegas com quem tinha afinidade. Aprendi muito com ele. Principalmente que, numa redação de grande jornal, é imprescindível poder contar com a colaboração e a boa vontade de todos, sem distinção de editoria.

 

* Em 48 anos de profissão, Nair Keiko Suzuki ([email protected]) trabalhou nas redações dos jornais Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil e das revistas IstoÉ, Afinal, Construção em São Paulo e Notícias da Fiesp.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese