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terça-feira, abril 23, 2024

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Grupos brasileiros de mídia estão na mira da RSF

Parceria da ONG Repórteres sem Fronteiras e do coletivo Intervozes, Media Ownership Monitor (MOM) mapeia os maiores grupos controladores das empresas de mídia no Brasil, seus interesses econômicos e o uso das verbas públicas no setor

 

Com base na premissa de que a transparência na mídia é um pré-requisito essencial para o pluralismo, a diversidade de opiniões e o fortalecimento da democracia, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) e o coletivo de comunicação social Intervozes lançam em São Paulo e no Rio a unidade brasileira do Media Ownership Monitor (MOM).

O Brasil é o 11º país a receber esse projeto internacional que a RSF criou em 2015 e que tem como objetivo responder a perguntas que ajudam a ampliar essa transparência: quem é o dono da rádio, da TV ou do jornal que você acompanha? Quais os interesses econômicos do grupo? Quais são as regras às quais as empresas de mídia estão submetidas no País? Há leis que impeçam a concentração de mercado ou estimulem a diversidade? Há uma política de Estado para o uso das verbas publicitárias públicas? Ou elas podem ser usadas apenas de acordo com os interesses políticos do governo da vez?

Na capital paulista, o lançamento será nesta quinta-feira (29/6), às 9h, no segundo piso do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25); no Rio, está programado para a próxima terça (4/7), na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81), às 19 horas. Em São Paulo, participam as jornalistas Ana Claudia Mielke (Intervozes) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres) e a pesquisadora Elizabeth Saad (ECA/USP); no Rio, André Pasti (coordenador da pesquisa no Brasil), Bruno Marinoni (Intervozes) e a pesquisadora Suzy dos Santos (UFRJ/ PEIC). Os dois eventos contarão com a presença de Olaf Steenfadt, diretor da seção alemã do MOM, que estará no Brasil para apresentar a pesquisa a jornalistas, empresas, estudantes e pesquisadores.

O mapeamento criará um banco de dados, continuamente atualizado, com as 40 maiores empresas de comunicação do País, seus controladores e as regras às quais estão submetidas. Pelo tamanho territorial, o Brasil terá um levantamento, inédito para o projeto, sobre a mídia regional. A pesquisa será feita nos próximos meses, com a divulgação dos resultados em outubro. Como a metodologia é universal, os dados brasileiros poderão ser comparados com os de outros países e também da região.

Mais informações, em São Paulo, com Ana Claudia Mielke (11-996-518-091) e, no Rio, com Iara Moura (Intervozes – 21-996-681-214) e Artur Romeu (RSF – 964-660-407).

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