12.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Abraji e Farol apresentam segunda edição do especial O Jornalismo no Brasil

A Abraji e o Farol Jornalismo lançaram nessa terça-feira (12/12) a segunda edição do especial O Jornalismo no Brasil, que traz reflexões e apontamentos sobre os desafios da profissão em 2018. São nove artigos em que jornalistas e pesquisadores abordam temas como desinformação, redes sociais, polarização política, jornalismo de dados, checagem de fatos e representatividade no jornalismo.

“O principal desafio é a cobertura eleitoral”, aponta Marcela Donini, fundadora do Farol Jornalismo. “Sempre é difícil de fazer, mas agora estamos vendo um clima de polarização intenso, com discussões muito apaixonadas”. Para ela, quem trabalha como repórter ou monitora as redes sociais de veículos de comunicação deverá agir com cautela para escapar das “armadilhas” dos meios digitais e produzir um jornalismo equilibrado e responsável.

O especial traz textos de Pablo Ortellado (USP), Veronica Toste (Nesesg/Mulheres no Jornalismo), Nina Weingrill (Énois), Suzana Barbosa (UFBA), Rafael Sbarai (Globo Esporte/Faap), Gabriela Zago (pesquisadora), Daniel Magalhães (UFPB), Thiago Medaglia (Ambiental Media) e Francisco Amorim (UFRGS). A edição foi de Marcela e de Moreno Osório, também do Farol Jornalismo.

A iniciativa é inspirada no Predictions for Journalism, série de artigos publicada anualmente pelo Nieman Lab em que se apontam tendências e previsões para a profissão.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese